Escalabilidade e mobilidade em soluções tecnológicas

As ofertas de soluções tecnológicas dificilmente podem ser dissociadas de fatores de mobilidade e escalabilidade. Com a globalização à escala planetária, a informação (dados) passou a estar disponível em tempo real e em quantidades cada vez maiores. Assim, qualquer solução tecnológica a aplicar deve ter em atenção fatores críticos, nomeadamente a segurança, disponibilidade e escalabilidade.

Hoje em dia, não basta ter soluções tecnológicas com boas funcionalidades. É importante que a evolução das soluções e a sua arquitetura possam rapidamente atender (entre outros) a alterações rápidas do número de utilizadores, à sua utilização através de diferentes dispositivos e à garantia de que os dados são mantidos seguros e acedidos apenas pelos agentes autorizados. Tudo isto mantendo as operações em funcionamento 24 sobre 24 horas, 7 dias por semana. As soluções e arquiteturas na cloud vieram, sem dúvida, assegurar a rápida adaptação de recursos afetos a uma solução bem como pontos centralizados de auditoria e controlo de acessos.

Adicionalmente, é importante que a engenharia de software, por detrás da conceção de soluções, esteja disponível de forma o mais transversal possível. Por isso é fulcral definir, de origem, soluções de arquitetura que incluam a correta separação entre as componentes gráficas [dependentes dos dispositivos – tamanho de ecrãs, teclados, etc], as componentes lógicas ou ainda a inclusão de uma camada de serviços com a capacidade de integração de dados com múltiplos sistemas e recorrendo a técnicas uniformes de autenticação centrais.

Em resumo, a arquitetura e o seu correto dimensionamento devem ter em conta a mobilidade e escalabilidade desde o primeiro momento do planeamento até à construção da solução tecnológica.

Nuno Tiago Pereira
WorldIT Business Solutions Maganer

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *